Grand Theft Auto: V

Grand Theft Auto: V

GTA V - História


Em Grand Theft Auto V, a história decorre na cidade fictícia de Los Santos e Blaine County, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do Sul. Los Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Pela primeira vez na série, em Grand Theft Auto V existem três protagonistas jogáveis: Michael De Santa, Trevor Philips e Franklin Clinton. A história segue os seus esforços para planejar e executar seis grandes assaltos e acumular riqueza para si mesmos, além dos seus conflitos pessoais como homens de personalidades completamente distintas.

Um modo multijogador online, chamado Grand Theft Auto Online10 (ou GTA Online) também está incluído no jogo, permitindo até trinta jogadores fazerem tarefas e missões cooperativas e competitivas dentro do cenário usado no modo historia. Os produtores visionaram Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de alguns dos seus projetos anteriores, como Red Dead Redemption e Max Payne 3. A produção começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV, e focou-se na inovação das mecânicas centrais da série ao dar ao jogador o controle de três protagonistas.

GTA V - Sinopse


Em Grand Theft Auto V, o jogador controla três personagens que têm as histórias interligadas. Michael é um ex-assaltante de bancos na casa dos quarenta anos que vive com uma família disfuncional, consequência da sua vida passada. Michael vive nos subúrbios de classe alta de Rockford Hills, baseado em Beverly Hills. Trevor vive sozinho num atrelado no deserto de Blaine County. Trevor é ex-militar e um antigo companheiro de Michael. Franklin vive com sua Tia Denise em Chamberlain Hills, um bairro de classe média-baixa muito próximo da violência das gangues de rua.41

De acordo com Dan Houser, cada um dos protagonistas é muito diferente de qualquer outro que apareceu na série Grand Theft Auto: Michael representa alguém que "venceu" na vida e agora tenta ajustar a sua vida depois da sua história ter chegado a um fim; Trevor é um ex-piloto da força aérea americana; Franklin é alguém que nunca foi exposto à vida.42
Grand Theft Auto: V
O jogo começa quando Michael, Trevor e Brad estão assaltando um banco em North Yankton. Os três colocam os reféns em um armário e explodem a porta do cofre; quando Michael pega o dinheiro, ele é interceptado por um guarda, mas, Trevor atira em seu rosto e os três fogem até um carro de fuga. Depois de um intenso tiroteio com vários policiais, eles chegam até um carro preparado para fugir com um comparsa cujo nome não é mostrado. Na fuga, uma viatura persegue os quatro e conseguem matar o motorista, Michael então assume o volante e se livra da viatura empurrando até uma árvore; o objetivo do trio é chegar até um helicóptero para despistar a polícia, porém, um bloqueio policial os impede de ir pelo caminho normal e tomam uma rota alternativa passando pela linha de um trem que bate na lateral do carro de fuga inutilizando-o. Perto de fugir, um sniper atira na perna de Brad que não consegue mais se levantar, Trevor e Michael discutem se deixam ou não o companheiro para trás, no meio da discussão, Michael leva um tiro na perna e pede para Trevor fugir para continuar vivo; Trevor inicialmente fica em dúvida, e faz um tiroteio com vários policiais. Depois de algum tempo, ele decide fugir e encontra uma garota que serviria de refém, no entanto, três policiais aparecem e Trevor joga a garota em cima de um deles e foge; o policial pede para os outros dois pegarem Trevor, porém ele corre para um campo aberto e aproveita a nevasca para fugir.

Depois, começa uma cutscene em que mostra o enterro de Michael e algumas pessoas chorando, e Michael observando tudo atrás de umas poucas árvores e fumando enquanto o caixão é posicionado. Após isso, começa toda a história do jogo, interligando os personagens às suas histórias, com um grande enredo.