Rádio WCTR - GTA SA

Rádio WCTR

Radio West Coast Talk Radio - WCTR

Ao contrário de outros jogos na série Grand Theft Auto, em San Andreas existe apenas uma estação de rádio dedicada a notícias e a discussões: a West Coast Talk Radio (WCTR), uma talk radio. De acordo com o progresso do jogador na trama do jogo, partes específicas do programa, que não serão mais repetidas, podem ser ouvidas, à medida que novos segmentos são levados ao ar. Isto fica evidente em programas como 'WCTR News', 'Entertaining America', e 'The Wild Traveler'. Diversos personagens do jogo também fazem aparições especiais nos programas da rádio, e nos seus anúncios publicitários. Sediada em Los Santos, a WCTR consiste de diversos programas:

  • WCTR News ("Notícias da WCTR") — apresentada por Lianne Forget (dublada por Sharon Washington), com Richard Burns (Wil Wheaton), apresenta as últimas notícias do estado de San Andreas. No total existem 11 boletins diferentes do WCTR News ao longo do jogo. O programa deixa subentendido que Forget e Burns têm um caso. À medida que a atração avança, fica cada vez mais agitada; Richard Burns parece freqüentemente estar sob o efeito de alguma substância, e Lianne recomenda às pessoas que "fiquem em casa", dizendo que "é mais seguro lá".
  • The Tight End Zone — programa de esportes, apresentado por Derrick Thackery (dublado por Peter Appel). Thackery aparenta não se preocupar tanto com o esporte em si, e sim com as paixões que ele desperta. Foi molestado sexualmente por seu tio quando pequeno, e parece ter medo de fazer qualquer comentário peremptório sobre esportes, mulheres, e diversos outros assuntos.
  • The Wild Traveler ("O Viajante Selvagem") — programa de viagens, apresentado por James Pedeaston (dublado por Sam Tsoutsouvas). Pedeaston é um pedófilo, procurado na Malásia e investigado pelo FBI. Aprecia viajar ao redor do mundo e registra alguns de seus encontros mais 'exóticos' em seu diário de viagem - cujos trechos ele acidentalmente lê no ar, para a repulsa dos ouvintes. Seu programa parece revoltar tanto os seus ouvintes que a um certo ponto ele passa a receber ligações pouco amistosas. Numa delas, um ouvinte que está prestes a se suicidar afirma querer ir para o inferno, ao que Pedeaston responde: "Eu também! Compre um ímã de geladeira para mim quando chegar lá." Em 23 de outubro de 2003, James foi julgado e condenado; em algum ponto entre seu julgamento e o lançamento de Grand Theft Auto IV, um site foi criado, pedindo às pessoas que doassem para auxiliar um fundo para custear suas despesas legais; o site recebeu apenas 23 dólares.
  • Entertaining America ("Entretendo a América") — programa de entretenimento, apresentado por Billy Dexter (dublado por Peter Marx) e, posteriormente, Lazlow (dublado por Lazlow Jones), com a presença de diversos convidados. Dexter é acidentalmente baleado por Jack Howitzer (estrela do filme Exploder, no jogo Grand Theft Auto: Vice City), e, depois de um longo hiato (que inclui a subsequente condenação de Howitzer, no programa WCTR News) ele é substituído por Lazlow. Quando este assume o programa, seus convidados passam a incluir OG Loc, Chris Formage (líder de uma seita chamada Epsilon Program ("Programa Épsilon"), e Darius Fontaine (um pregador new age radical, que exorta seus seguidores a 'encarar seus medos'). Opie e Anthony fazem uma aparição especial, como ouvintes que telefonam para o programa; Opie fala sobre caçadores-coletores, enquanto Anthony diz que ele "realmente gostaria de beijar mulheres gostosas numa igreja", uma referência a Sex for Sam 3. De acordo com Dexter, a sede do Entertaining America fica em Vinewood.
  • Gardening with Maurice ("Jardinagem com Maurice") — programa sobre jardinagem, apresentado por Maurice (voz de Andy Dick). Maurice é homossexual e tem uma personalidade extremamente sexualizada; ama não apenas os seus jardins, como seu corpo também. Gosta, por exemplo, de tirar fotografias dos dois, sempre que estão "florescendo", em suas palavras. Também oferece conselhos pouco ortodoxos e sugestões incomuns, sobre jardinagem, aos ouvintes que telefonam. O nome do programa se originou na versão do jogo Grand Theft Auto III da estação de rádio Chatterbox FM, onde dizia-se que o programa havia sido "tirado do ar".
  • I Say/You Say ("Eu Digo/Você Diz") — programa de debates políticos, apresentado pelo casal marido-e-mulher, liberal-e-conservador, Peyton Phillips (voz de Paul Ames) e Mary Phillips (voz de Jackie Hoffman). Peyton e Mary são caricaturas de suas ideologias: Peyton é extremamente liberal, enquanto Mary é uma ferrenha conservadora. Por exemplo, ao lidarem com um ouvinte que telefona e menciona ter enterrado recentemente os cadáveres de diversos imigrantes ilegais em seu quintal, Mary aconselha-o a utilizar os cadáveres para conseguir abatimentos legais no imposto de renda, enquanto Peyton menciona a reciclagem e a doação de órgãos. Nos primeiros programas um Lazlow desesperado telefona pedindo por um emprego no rádio, e perguntando se pode tomar o lugar de Peyton.
  • Lonely Hearts Show ("Programa dos Corações Solitários") — programa de conselhos amorosos e sentimentais, apresentado por Christy MacIntyre (voz de Sara Moon), com a participação de Fernando Martinez (voz de Frank Chavez), célebre pela sua participação num dos outros jogos da série, Vice City, e que eventualmente acaba tomando conta do programa; menciona rapidamente ter sido expulso de Vice City, mencionando um certo "alarme". O personagem Zero também telefona, desesperado para se livrar de seu celibato, assim como Jizzy B, que quer fazer propaganda de sua discoteca.
  • Area 53 — sátira dos tradicionais programas de rádio americanos dedicadas a temas polêmicos e controversos (Coast to Coast AM), geralmente dedicados à paranormalidade e a teorias da conspiração. Apresentado por Marvin Trill (voz de Bob Sevra). Transmitido a partir de seu trailer no deserto, os principais assuntos de Trill são abduções por alienígenas e conspirações envolvendo o governo americano. O hacker americano Kevin Mitnick aparece como ouvinte que liga para dizer que consegue lançar mísseis nucleares somente assobiando num telefone público. Esta é uma referência a uma alegação utilizada por promotores públicos como justificativa para manter Mitnick na cela solitária, quando de sua prisão. Ele também afirma que agora usa seus poderes apenas para o Bem (da mesma maneira que o real Mitnick também passou a gerir uma companhia de consultoria de segurança). Adam First (voz de Jamie Canfield), o DJ da estação Wave 103, em Vice City, também liga para o programa, para dizer que viu um homem vestido com roupas de astronauta, ao que Trill responde implicando que era ele o astronauta. Um personagem do jogo chamado The Truth também telefona para o programa, e é ridicularizado por Trill. No segundo bloco do programa, que é transmitido quando o personagem principal, CJ, está em San Fierro, os quatro ouvintes que telefonam para o programa (Mike, Vyvyan, Neil e Rick) têm os mesmos nomes dos quatro personagens principais da sitcom da BBC, The Young Ones.